RESENHA: O DOADOR DE MEMÓRIAS


Bom dia, leitores! Vamos a mais uma resenha? O livro de hoje é O Doador de Memórias, da Lois Lowry.

----------//----------

NOME: O Doador de Memórias
NOME ORIGINAL: The Giver
AUTORA: Lois Lowry
EDITORA: Arqueiro
ANO: 2014 (Edição com Capa do Filme)
ISBN: 978-85-8041-299-4
SINOPSE: Em O doador de memórias, a premiada autora Lois Lowry constrói um mundo aparentemente ideal onde não existem dor, desigualdade, guerra nem qualquer tipo de conflito. Por outro lado, também não há amor, desejo ou alegria genuína. Os habitantes de uma pequena comunidade, satisfeitos com a vida ordenada, pacata e estável que levam, conhecem apenas o presente – o passado e todas as lembranças do antigo mundo lhes foram apagados da mente. Um único indivíduo é encarregado de ser o guardião dessas memórias, com o objetivo de proteger o povo do sofrimento e, ao mesmo tempo, ter a sabedoria necessária para orientar os dirigentes da sociedade em momentos difíceis. Aos 12 anos, idade em que toda criança é designada à profissão que irá seguir, Jonas recebe a honra de se tornar o próximo guardião. Ele é avisado de que precisará passar por um treinamento difícil, que exigirá coragem, disciplina e muita força, mas não faz ideia de que seu mundo nunca mais será o mesmo. Orientado pelo velho Doador, Jonas descobre pouco a pouco o universo extraordinário que lhe fora roubado. Como uma névoa que vai se dissipando, a terrível realidade por trás daquela utopia começa a se revelar.

----------//----------

RESENHA:

Tenho que começar a resenha dizendo que O Doador de Memórias foi o livro que li mais rápido em minha vida. Não só pelo fato de ele ser pequeno (Com quase 200 páginas), mas também por ser um livro de leitura envolvente e que te prende e atrai em todos os momentos. Demorei cerca de 3 horas para lê-lo por inteiro.

O livro começa nos apresentando ao personagem principal, Jonas. Ele mora em uma sociedade perfeita, onde não existe nenhum tipo de desigualdade, dores, e coisas que possam afetar a vida das pessoas de modo ruim. Ele está prestes a chegar em uma idade em que ele será designado a um cargo na sua sociedade que seguirá para o resto de sua vida. Este cargo é dado diretamente dos "líderes" da sociedade para quem se torna um Doze.

NOTA: Na sociedade deles, eles tem cerimônias anuais (todas em dezembro) onde existe um "ritual de passagem" de idade, onde a pessoa deixa de ser a idade X e passa para a idade Y. Cada avanço na idade, a pessoa recebe um tipo de coisa. Por exemplo, quando a pessoa se torna um Nove, ela recebe uma bicicleta. Quando ela se torna um Doze, recebe sua profissão que seguirá para o resto da vida (Depois do Doze, não existem mais cerimônias).

Jonas, o livro todo antes da cerimônia, está nervoso, pois ele ainda não se sente em familiaridade com nenhuma profissão existente no seu mundo.

Eu - como faço em todos os livros que leio que tem um certo mistério - tento adivinhar qual será a solução para este mistério. E obviamente, para este eu já deduzi que Jonas seria o Doador de Memórias, ou algo ligado a isso. Então, na cerimônia, descobrimos que Jonas foi designado para ser o novo Recebedor de Memórias (No caso, o Doador seria o recebedor anterior a ele).

Quanto aos mistérios do livro, não tinham muitos que eu pudesse tentar descobrir. Por ser um livro pequeno, em poucas páginas algumas coisas já se resolviam, sem me dar nem um pouco de chance de tentar descobrir o que era (kkkkk).

A parte em que mostrava o Jonas recebendo memórias, eu tentava imaginar como seria para uma pessoa que não sabia da existência de nada daquilo ter contato com tal coisa. Por exemplo, na hora que ele recebeu a memória da Neve, eu jamais iria saber o que era aquilo se alguém não me falasse.

Por fim, eu achei o livro simplesmente fantástico, pois ele mostra que nem se a gente morar em uma sociedade perfeita, nossa vida seria perfeita. Pois afinal, o que é a vida sem experiência, sem arriscar algo, sem termos aventuras? O que é a vida sem cor? Sem amor?

NOTA FINAL: 4,5 estrelas. - Não dei 5 estrelas pois achei que o livro poderia dar um pouco mais de detalhes. Tirando isso, o livro é perfeito.)

SPOILERS
SPOILERS
SPOILERS
SPOILERS
SPOILERS
SPOILERS
SPOILERS
SPOILERS
SPOILERS
SPOILERS
SPOILERS
SPOILERS
SPOILERS
SPOILERS
SPOILERS
SPOILERS
SPOILERS
SPOILERS
SPOILERS
SPOILERS
SPOILERS
SPOILERS
SPOILERS
SPOILERS
SPOILERS
SPOILERS
SPOILERS
SPOILERS
SPOILERS
SPOILERS
SPOILERS
SPOILERS
SPOILERS
SPOILERS
SPOILERS
SPOILERS
SPOILERS
SPOILERS
SPOILERS

-> Descobrimos que até na morte as pessoas não tinham conhecimento. Eles matavam as pessoas achando que elas apenas estavam sendo dispensadas, e indo para outro lugar. Por exemplo, tem uma parte no livro em que uma moça dá a luz a Gêmeos, e só pode haver um bebê, não dois iguais. Por isso, eles tem que dispensar um. E o Pai de Jonas que cuida disso, e da uma injeção no bebê, e ele não sabe que essa injeção está o matando. E depois, ele é posto em uma caixa e jogado por um buraco na parede, onde eles acreditando que ele está sendo levado para outro lugar.

-> A família de Jonas cuida de uma Criança-Nova chamada Gabriel. Jonas consegue doar memórias para ele (apenas para ele). Acredito que se eles crescesse, ele poderia se tornar um recebedor, assim como Jonas. Porém ele recebeu dispensa, porém Jonas foge com ele no final.

-> No final do livro, na intenção de liberar todas as memórias do passado que Jonas tem, ele foge da sua comunidade junto com Gabriel. Ao passar de certo ponto, todas as memórias que Jonas tinham são liberadas e voltam para todas as pessoas da comunidade, o que faz com que todos voltem a ver as cores, saber como era o passado, e tudo mais.
Marcus Oliveira Dono do Site

Criado no dia 05/01/2014, o Mania de Livros vem crescendo a cada dia. Siga nosso site e nossas redes sociais para não perder nenhuma resenha, promoção e eventos.

Nenhum comentário: