RESENHA: SOLDIER - LEAL ATÉ O FIM




Olá galera, beleza? Estão prontos para mais uma resenha? O livro de hoje é Soldier, da Sam Angus, lançado pela Novo Conceito. Vamos lá? 


NOME: Soldier - Leal até o Fim
NOME ORIGINAL: Soldier Dog
AUTORA: Sam Angus
EDITORA: Novo Conceito
ANO: 2015
ISBN: 978-85-8163-402-9
SINOPSE:  Quando Tom Ryder é convocado para lutar na Primeira Guerra Mundial, não imagina o quanto o seu irmão mais novo, Stanley, sentirá sua falta. A única alegria do garoto são os filhotes de Rocket, a cadela premiada que é o orgulho da família. Porém, ao descobrir que Rocket teve filhotes mestiços, o pai de Stanley fica furioso e ameaça afogar os cãezinhos.
Inconformado e desejando reencontrar Tom, Stanley foge de casa. Mentindo a idade, consegue se alistar no exército britânico. Somente o amor incondicional pelos animais será capaz de fazê-lo sobreviver à brutalidade e à frieza dos campos de batalha. Uma prova de que a inocência e a sensibilidade podem ser mais poderosas do que a guerra.



-> RESENHA:

Neste livro, nós conhecemos a história de Stanley, um menino que viveu durante a Primeira Guerra. Ele tem 14 anos, e mora com seu pai. Seu irmão mais velho foi para o exército, e sua mãe faleceu. Seu pai, muito abalado com tudo que aconteceu, está bem violento e sem amor. 

Eles tem uma cadelinha que é campeã em competições, seu nome é Rocket. Ela é de uma raça pura, o orgulho da família. Até que um dia ela foge, e volta prenha. Isso faz o pai de Stanley delirar. Neste tempo, nós podemos ver como ele fica violento, dizendo que irá afogar os cachorrinhos quando nascerem, dentre várias coisas. Tudo porque os cachorrinhos seriam mestiços. 



Então eles nascem, e mesmo assim Da (o modo como o Pai de Stanley é chamado no livro) não esquece a ideia de dar ou até sumir com os cachorros. Se passam alguns meses, e então ele resolve levar os filhotes para um conhecido que mora bem distante dali. Ele fica com todos, menos com Soldier, o cachorrinho preferido de Stanley. Ele quase morreu ao nascer, e Stanley teve que ter um cuidado especial com este filhote, e acabou se apegando demais a ele. 



Da então resolve dar um sumiço no Soldier, o que faz com que Stanley fuja de casa em busca de seu irmão, mas para isso ele precisa se alistar no exército, então ele mente sua idade para conseguir isso. Lá, ele acaba indo para uma área de treinamento de cães mensageiros, e então é que a história começa a fluir de uma maneira rápida e intensa, você lê cada página desejando a próxima e ver como tudo isso termina. Quando cheguei mais ou menos no meio do livro, não consegui larga-lo por nem mais um instante, a história te prende e você fica ali, com o livro te sustentando por horas até que tenha concluído ele.



A história do livro é linda. Eu nunca tinha lido um livro com animais deste modo. Eu simplesmente adorei. No início do livro ainda eu já pude tirar inúmeras conclusões que serão vitais para escrever esta resenha e dar minha nota, principalmente a intensidade em que tudo acontece! Cada início de capítulos nós temos uma data, assim nós não nos perdemos no tempo, achei isso ótimo. Uma outra coisa que eu gostei foi como a autora de expressa ao escrever cada fala, cada cena, tudo fica tão real diante dos seus olhos, principalmente daqueles que tem cachorro e sabe aquelas carinhas de triste e feliz que só eles sabem fazer. 

Não dá pra fazer uma resenha e não citar a diagramação maravilhosa feita pela Novo Conceito! Em várias páginas vemos bilhetes que são citados na história, ou a página que marca as partes do livro, tudo muito lindo.



Uma coisa que eu não gostei muito foram esses apelidos, principalmente "Da". Está certo que é uma coisa da época, porém confunde bastante quem não está acostumado com isso (no caso, eu hahah). As vezes o "Da" entrava no meio de uma frase e me fazia ficar todo confuso. Mas fora isso, a escrita está ótima, e flui muito bem. 

Finalizando, este livro é muito bonito. Quem gosta de história com animais, com certeza vai ama-lo. 

NOTA FINAL: 4 estrelas. 

Marcus Oliveira Dono do Site

Criado no dia 05/01/2014, o Mania de Livros vem crescendo a cada dia. Siga nosso site e nossas redes sociais para não perder nenhuma resenha, promoção e eventos.

Um comentário:

Maisanara F. disse...

A capa já havia me chamado muito a atenção, por ter um cão e estou querendo muito ler esse livro. Sei que vou me emocionar muito com esse livro e vou amá-lo também. Gosto muito de livros em que o autor insere acontecimentos históricos. Com certeza vou ler!