RESENHA: "MAZE RUNNER: CORRER OU MORRER"




Já leram Maze Runner: Correr ou Morrer? Não? ENTÃO CORRA ATÉ A LIVRARIA MAIS PRÓXIMA E GARANTA SUA COLEÇÃO!

Descobri a existência dos livros vendo o Trailer do filme, em Julho. Só pelo trailer, me desejo de ler o livro aumentou. E quando saiu o segundo trailer, foi o momento em que decidi: agora irei ler o livro. E olha, o livro é tão bom que li ele em 2 dias. Sem mais delongas, vamos a Resenha?

----------//----------

 
TÍTULO: Maze Runner: Correr ou Morrer
AUTOR: James Dashner
EDITORA: Vergara & Riba
ANO: 2010
ISBN: 978-85-7683-247-8
SINOPSE: Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho.

Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam à Clareira, um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali, nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Porém, um fato altera de forma radical a rotina do lugar - chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo.

Thomas será mais importante do que imagina, mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr, correr muito. 

----------//----------

RESENHA:

O Livro começa com Thomas dentro de um elevador. Ele está totalmente sem memória, só se lembra de seu nome. Então, o elevador para. Ele é recepcionado por um grupo de meninos que riem e zombam de seu estado no momento, até que ele recebe a informação que está em um lugar chamado Clareira.

Clareira é um lugar no centro de um labirinto. É cercado por enormes muros (as entradas do labirinto). Lá vivem mais de 50 garotos (SIM, SÓ GAROTOS) e todo mês chega um novo - neste mês, Thomas era o novato. Eles usam gírias como Trolho, Mértila e Plong para expressar palavras que usamos em nosso dia-a-dia, como por exemplo, Plong se refere a fezes, pois, segundo o livro, quando ela cai dentro do vaso, faz "plong".

Thomas descobre que dentro do Labirinto existe os Verdugos: seres ferozes e com aparência horripilante que matam sem pensar nem se quer uma única vez.

Na clareira existem pessoas que fazem de tudo: comida, agricultura, entre outros, e pessoas que tentam desvendar o labirinto - os Corredores. Todas as manhãs, as portas do labirinto se abrem, e fecham de noite. Então, os corredores tentam achar a saída durante o dia inteiro. TODOS OS DIAS. Ninguém sobrevive uma noite no labirinto, por causa dos Verdugos.

E a ação começa quando Minho - um dos corredores - chega a Clareira dizendo que viu um Verdugo morto. Alby - o líder da Clareira, um dos primeiro a chegar ali - vai junto a Minho no dia seguinte ao labirinto. Porém, eles ficam não conseguem chegar a tempo, e Thomas, quebrando uma regra, entra no Labirinto para ajuda-los, e as portas se fecham.

Se eu continuar contando a história agora, toda a graça se perde, não é mesmo? Então, irei alertar de SPOILER aqui para abaixo, onde listarei algumas cenas que achei surpreendente no livro:

SPOILER
SPOILER
SPOILER
SPOILER
SPOILER
SPOILER
SPOILER
SPOILER
SPOILER
SPOILER
SPOILER
SPOILER
SPOILER
SPOILER
SPOILER
SPOILER
SPOILER
SPOILER
SPOILER
SPOILER
SPOILER

-> Minho, Thomas e Alby - que foi picado pelo Verdugo - foram os primeiros a sobreviver uma noite no labirinto.

-> Quebrando a escala correta de chegar um novo Clareano, a Caixa (aquele elevador que Thomas chegou) traz um novo Clareano - Teresa, a primeira mulher a chegar na Clareira, depois de pouco mais de dois anos que só chegavam homens. Ela veio junto com um bilhete dizendo: Ela é a última.

-> Ela diz uma coisa assim que chega: TUDO VAI MUDAR. Depois, ela entra em coma por vários dias.

-> C.R.U.E.L. é bom.

-> O Labirinto é um código - Eles descobrem que todo este tempo estavam vasculhando o labirinto da maneira errada. 

-> Catástrofe e Ruína Universal: Experimento Letal. - Significado de C.R.U.E.L.

---------//----------

COMPARANDO COM O FILME:

O filme estreou dia 18 de Setembro, e eu fui logo na estreia. Já estava esperando me decepcionar, e realmente, não sai de lá como estava achando.

O filme é bem parecido com o livro, mesmo que tenham cenas criadas e coisas mudadas. Não foi igual a Percy Jackson (Já que ambos foram feitos pela Fox). Claro, o livro ainda é infinitamente melhor, mas o filme não ficou tão ruim assim, eu recomendo para quem quiser assistir. 

-> Thomas chega sem se lembrar de seu nome. Ele se lembra um pouco mais tarde;

-> Teresa chega dizendo "Thomas" ao invés de "Tuda vai Mudar";

-> Os códigos do Labirinto no filme são números e não palavras como no livro;

-> Os mapas são como uma maquete, e não em folhas;

-> O Buraco dos Verdugos é na parede, já no Livro é tipo em um penhasco;

Tem mais diferenças, listei as principais.

---------//----------

Então teremos três notas hoje: A do livro, do filme e a do filme comparado ao livro.

LIVRO: 10,0 - O Livro é simplesmente sensacional. A nota não poderia ser outra.

FILME: 9,5 - Algumas coisas poderiam ter sido melhor explicadas, porém, o filme é ótimo.

FILME COMPARADO AO LIVRO: 6,5 - Achei até que foi fiel, mas nem tanto quanto queria. Espero que "Prova de Fogo" seja mais fiel que o primeiro.

----------//----------

Espero que tenham gostado, em breve teremos mais resenhas aqui, fiquem ligados!
Marcus Oliveira Dono do Site

Criado no dia 05/01/2014, o Mania de Livros vem crescendo a cada dia. Siga nosso site e nossas redes sociais para não perder nenhuma resenha, promoção e eventos.

Um comentário:

resenhota disse...

Muito bom esse livro realmente gostei muito.muito interessante como na parte que a menina começa a tacar pedras em todos que se aproximam dela.A parte dos verdugos também é muito boa.